Nome: Resgate um Coração Partido.
Autora: Susan Richards.
Editora: Fontana.
Páginas: 254.
Classificação: 3/5
Susan Richards tinha 43 anos quando adotou Lay Me Down, uma égua maltratada e doente. Vivendo com seus três cavalos em uma pequena fazenda, e divorciada há dez anos, sua vida resumia-se ao trabalho como assistente social e aos cuidados com os animais. Já não pensava tanto no seu casamento fracassado, nas bebedeiras da juventude ou na infância sofrida.
O relacionamento de Susan com um animal que havia sofrido tanto fez com que sua vida tomasse outro rumo. Ela se surpreende ao perceber que, mesmo após os abusos que sofreu nas mãos do antigo dono, Lay Me Down se mostrava incapaz de demonstrar rancor ou agressão. Enquanto os outros cavalos de Susan eram, algumas vezes, ciumentos e mal-humorados, ela demonstrava calma e gratidão.
“Nossa relação era diferente da que eu tivera com qualquer outro animal. Desde o começo, era como se fosse eu quem tivesse algo a aprender com ela, quem acabaria se beneficiando por ‘salvá-la’. O seu passado fora certamente tão ruim quanto o meu, mas ela não demonstrava nenhuma amargura, nenhum ressentimento, nenhuma necessidade neurótica de se isolar dos outros cavalos (ou pessoas) para se sentir segura. (...) Sua capacidade de amar parecia enorme. Onde ela tinha aprendido isso? Por que eu não conseguia?”, diz a autora.
Após alguns meses, quando finalmente a égua parecia estar recuperada, a veterinária descobre que Lay Me Down está gravemente doente, e a vida de Susan ganha um novo sentido. Inspirada pela sua coragem e pelo seu exemplo, Susan resolveu sair de sua rotina pacata e dar mais uma chance a si mesma: “Fora preciso o meu amor por esse cavalo doente para que eu me dispusesse finalmente a enfrentar a morte depois de todos esses anos, a chorar pela primeira vez a morte da minha mãe e a perda da minha família. Custara-me 38 anos para deixar de beber, rir ou mentir sobre como havia sido terrível o resto da minha infância. (...) Ambas não tínhamos pertencido a ninguém, a ninguém que nos amasse, e agora, tão tarde em nossas vidas, tinha ocorrido esse milagre. Tínhamos nos unido na minha fazenda e, pela primeira vez, tivemos a sensação de estarmos livres de nossos medos.”
Susan é uma mulher apaixonada por cavalos. Como teve uma infância muito ruim, é difícil sentir amor por pessoas, então todo seu amor ela dedica a seus cavalos. Ela descobre que uns cavalos de uma fazenda estavam sofrendo muito na mão de seu dono e então eles são recolhidos e levados para um abrigo. Ela adota Lay Me Down - estou apaixonada pelo nome - e ela não sabia mais Lay Me Down estava grávida.
Elas se apegam muito uma a outra, Lay é um amor, nunca fez nada de errado, era suave como a brisa, um cavalo amoroso. Diferente dos outros três cavalos de Susan.
Eu estava com grandes expectativas com esse livro, pela sinopse e a capa maravilhosa, achava que ia chorar com o final, mas isso não aconteceu.
Os personagens foram bem criados, a narrativa era em primeira pessoa. O início do livro foi muito bom, a estória parecia que ia se tornar excelente quando chegou na metade do livro, a estória ficou sempre a mesma coisa, Susan indo até o estábulo e cuidando de Lay Me Down, e isso tornou se repetitivo, não havendo nada de novo, quando chegou no final e a estória parecia que ia ficar maravilhosa, aconteceu algumas coisas legais e tudo, mas o final foi sem graça. Isso me deixou muito triste.
A Lay é muito fofa, mas eu realmente não consegui gostar da estória, não fiquei presa com o livro.
Quem gosta de cavalos ou estórias que contam o dia-a-dia de uma personagem podem ler, sem medo. Eu apenas não gostei da estória, pode ser pelo fato de ter criado tantas expectativas.
Poxa que pena que o enredo não foi bem construído e faz com que o leitor perca o interesse antes do fim do livro, isso é uma pena mesmo vc parecia tão empolgada que fiquei até curiosa com o livro. Mas enfim, valeu pela experiência. Bjos e te espero no meu blog ok!!!!! Ótimo domingo!!!!!
ResponderExcluirÉ né ?S
ExcluirEu já li! É um livro tão triste :c
ResponderExcluiré :S
Excluirgente livro com uma historia q se torna repetitiva ninguem merece viu
ResponderExcluiraaaaham!
ExcluirAinda não tive a sorte de comprar esse livro, já procurei em varias e varias livrarias e não achei. O jeito é esperar um promo no sub rsrs
ResponderExcluirAdorei a resenha mimimi ^^
David - Leitor compulsivo
obrigada!
ExcluirOi ! O livro parece parece ter uma história linda e triste ao mesmo tempo, mas não sei se é um livro que eu leria. Gostei da resenha.
ResponderExcluirbeijos
Jéssica - Strawberry de livros e filmes
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNunca tinha lido nada sobre esse livro, mas fiquei bem curiosa. A capa é bonita, e a história singular. Gosto de ler sobre o cotidiano das pessoas então acredito que eu possa encará-lo bem.
Criar expectativa quase sempre estraga as histórias, hehe.
Beijinhos,
alanahomrich.blogspot.com.br
Nem me fale, as vezes é ótimo ter expectativas outras horas... ?::S
ExcluirO blog não é o que eu esperava !!!!!
ResponderExcluirSinto muito afinal, todos tem uma opinião própria! ><
Excluireu não fiquei interessada só de ver essa capa... agora sabendo que o livro fica nessa de repetir os acontecimentos pra encher linguiça, me afastou ainda mais. e o titulo tb me lembra novela mexicana. não curti :p
ResponderExcluirBjokas
Flávia - Livros e Chocolate
Eu li esse livro e gostei bastante, quanto mais eu lia mais vontade dava de ler os outros capítulos, mas confesso que chorei, sou apaixonada por cavalos e fiquei com muita dó da Lay! recomendo muito esse livro, e aliás, não se deve julgar o livro pela capa, mas é o que todos andam fazendo ultimamente. O livro que eu posso gostar vocês talvez não gostem, e o que vocês podem gostar talvez eu não goste, mas para saber tem que ler, então antes de julgar leiam.
ResponderExcluir