24 janeiro 2013

FILME: DIÁRIO DE UMA PAIXÃO.

Nome Original: The Notebook
Duração: 121 minutos
Gênero: Romance
País/Ano: EUA/2004
Direção: Nick Cassavetes
Roteiro: Jeremy Leven, baseado em livro de Nicholas Sparks.

Elenco: James Garner (Noah Calhoun), Gena Rowlands (Allie Hamilton), Rachel McAdams (Allie Hamilton – jovem), Ryan Goislin (Noah Calhoun – jovem), Joan Allen (Mãe de Allie), Heather Wahlquist (Sara Tuffington), Elizabeth Bond (Secretária), Jamie Brown (Martha Shaw), Nancy De Mayo (Mary Allen Calhoun), Jennifer Echols (Enfermeira Irene), Sylvia Jefferies (Rosemary), Eve Kagan (Ellen), Meredith Zealy (Maggie Calhoun), James Marsden (Lon Hammond Jr.)

Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.


Um senhor de idade,mora em um azilo e ele é o contador de histórias do local, mas sua principal paciente é uma senhora que sofre de Alzheimer. Um dia ele pega um diário antigo e inicia uma história romântica entre um casal que foi separado por sete anos. Ele conta a história de Allie Hamilton e Noah Calhoun.

Allie e Noah são pessoas de classes sociais totalmente diferentes, enquanto Allie vem de uma família muito rica, Noah é de uma família simples. Em um dia no parque da pequena cidade onde ele mora e ela passa o verão, eles se conhecem. Após aquele dia Noah faz de tudo para sair com a pequena Allie que acaba aceitando, e é ali, na pequena cidade do interior, em um verão comum, que um grande amor iniciou.
Tudo esta maravilhosamente bem, os dois passavam grande parte do dia juntos, contavam histórias, faziam planos, se divertiam [...] quando a mãe de Allie percebe que eles estão muito envolvidos e diz claramente que não quer mais que ela veja ele, os pais da garota acreditam que ele não é bom o suficiente para sua filha. E voltam para a cidade onde moram, deixando os dois longe um do outro. Noah escreveu 365 cartas - uma por dia- para Allie, mas a mãe da garota não entregou nenhuma para a filha. 

Passou sete anos e a vida dos dois tomaram rumos diferentes. Noah foi para a guerra. Allie cursou sua faculdade e estava noiva.
Em um belo dia, Allie vê uma reportagem no jornal - onde Noah é a notícia - e ela decide voltar para aquela cidadezinha, quando se reencontram o sentimento que tinham um com o outro reaparece e eles se entregam totalmente. 
O noivo de Allie retorna e ela se vê dividida, escolher o seu primeiro amor ou o que ela conheceu após anos.


Eu não li o livro, geralmente eu prefiro assistir aos filmes que são adaptados do Nicholas. Assisti ao filme pela primeira vez e me encantei com a história. Um casal de apaixonados foram separados sem dó nem piedade, e após anos se reencontram. É clichê  mas quem disse que eu não gosto de clichês    Vindo do Nicholas é tudo surpreendente. Mas o mais emocionante não é apenas a história, o casal de idosos fazem toda a diferença, se algum de vocês leu o livro ou assistiu o filme sabe do que eu estou falando.
A construção foi excelente, não sei se o livro é idêntico  mas se for ao menos parecido tenho certeza que é adorável. Os personagens, os cenários e a trilha sonora contribuíram para a emoção do filme. 
Eu recomendo esse filme de olhos fechados, não sei como fiquei tanto tempo sem assisti-lo, é magnífico, adorável, apaixonante, clichê. 

"Eles não se entendiam, raramente concordavam em algo. Brigavam sempre. E se desafiavam todos os dias. Mas, apesar das diferenças, tinham algo importante em comum: eram loucos um pelo outro."

4 comentários:

  1. Parabéns pela dica! Já assisti Diário de Uma Paixão e amei! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Assistir esse filme é pedir pra ter depressão após fim de relacionamento, rsrsrsrs, experiencia própria!

    http://cafe-elivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti o filme primeiro e não sei se foi por causa disso, mas comecei a ler o livro e abandonei por achá-lo um pouco tedioso, pelo menos o começo =|
    Mas o filme é maravilhoso!! '-'

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Geralmente leio o livro antes mas neste caso vi o filme primeiro e me apaixonei. Depois li o livro e li o livro O casamento que é uma continuação. Vale muito a pena ler os dois seguidos, fiz isso e confesso que a historia ficou marcada!!!!!

    ResponderExcluir