14 fevereiro 2013

MILLENNIUM: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES - STIEG LARSSON.

Nome: Os Homens que Não Amavam As Mulheres #1.
Trilogia: Millennium.
Autor: Stieg Larsson.
Editora: Companhia das Letras.
Páginas: 522.
Classificação: 5.5 

Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.





Mikael Blomkvist é um jornalista investigativo e um dos donos da revista Millennium. Após ele fazer uma grave acusação, contra Wennerstrom - um homem com muito poder, financista da empresa Hans-Erik Wennerstrom. - acusação esta, que ele acreditava estar certa, mas o que Mikael não sabia era que Wennerstrom havia descoberto os planos dele, e preparou uma emboscada para o jornalista, e Blomkvist acabou tendo que responder um processo de difamação na justiça. Foi condenado a três meses preso e ele resolveu se distanciar um pouco da Millennium, a revista estava perdendo os lucros desde o início do processo, e ele não queria que a Millennium afundasse. 
Assim que Mikael saiu da revista, recebeu uma ligação de um advogado, Dirch Frode. Frode estava avisando que tinha um trabalho para ele, mas para isso os dois deveriam ir a ilha de Hedestad, onde morava o senhor Henrik Vanger - um grande empresário.
Vanger fez uma proposta a Blomkvist, se ele escrevesse uma biografia sobre ele e sua família  - e o ajuda-se a desvendar um crime que ocorreu a quarenta anos atrás - ele ajudaria a provar que Wennerstrom era um verdadeiro criminoso.
Há quarenta anos atrás, Harriet Vanger - sobrinha de Henrik - desapareceu, ocorreu um acidente na ponte que ligava a cidade na ilha, e desde então a menina nunca mais foi encontrada. Henrik acredita que a garota - de dezesseis anos - foi assassinada. Mas o que deixa Henrik desesperado, é que desde o dia que a garota desapareceu, todos os anos, em seu aniversário, ele recebe de presente uma moldura e uma flor - esse presente era um ritual de Harriet, ela sempre dava de presente ao tio, uma moldura com um flor rara. Mikael aceita o trabalho, e após algum tempo, ele acaba tendo a ajuda de Lisbeth Salander - protagonista da trilogia,junto com Mikael - , uma racker, anorexa, pálida, com piercings na sobrancelha e no nariz, com uma tatuagem de vespa no pescoço, uma tatuagem de laço em volta do bíceps do braço esquerdo,tinha uma tatuagem no tornozelo - ela criou esta tatuagem após ser agredida sexualmente por seu tutor - e um grande dragão que percorria suas costas.
Juntos, os dois protagonistas, tentam desvendar todo os mistério que existe em volta de Harriet.

Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um livro diferente, cercado de mistérios, Larsson consegue ligar todos os fatos de maneira excepcional, tudo se encaixa perfeitamente, os crimes são bárbaros e a resolução deles complicada. 
Stieg é um autor sueco e ele escreve de maneira fenomenal, ele explica tudo o que ocorre no livro, nos colocando totalmente dentro do contexto. Os personagens criados são com personalidades distintas, diferentes, e percebemos que existe estes tipos de pessoas entre nós. 
O livro além de tratar do desaparecimento totalmente misterioso de Harriet Vanger, ele aborda um assunto delicado e sério, o abuso de mulheres. Durante todo o processo da investigação, várias coisas sujas que estavam em baixo do tapete, veem a tona e ficamos perplexos. Stieg confirmou para mim que é um autor brilhante.
O livro é dividido em quatro partes - mais o prólogo e o epílogo - Incitação, Análise das consequencias, fusões e takeover hostil. Cada vez que se inicia uma parte, esta escrito um aviso: "Na Suécia, 18% das mulheres foram ameaçadas por um homem pelo menos uma vez na vida". " Na Suécia, 13% das mulheres foram vítimas de violências sexuais cometidas fora de uma relação sexual" [...]
Só por esses avisos, acredito que vocês já entenderam um dos grandes temas abordados no livro. 
O livro é incrível, fenomenal, brilhante, cativante, magnífico, maravilhoso [...] não existe adjetivos suficientes para mostrar o amor que sinto em relação a esse livro, e eu preciso urgentemente dos outros dois livros.
Eu indico esse livro de olhos fechados. Aviso que até cerca da página 100, a história vai se desenrolar devagar, mas logo após Henrik começar a contar a grande história daquele dia trágico, você não irá se desgrudar do livro em momento algum.


48 comentários:

  1. O.O

    nossa depois de você dizer que o livro é fenomenal, brilhante, cativante, magnífico, maravilhoso . Vou ter que ler kkkkkk , eu estou de olho nessa série faz um tempo e depois da sua resenha com certeza vou comprar beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi, Katrine!
    O livro é mesmo tudo de bom, a trilogia inteira é. Stieg é um gênio!!!!
    Eu amei ler, conhecer Mikael e Lisbeth, que deixam saudades.
    Um livro que realmente merece ser lido por todo mundo.
    :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Já vi o filme a um certo tempo e comprei o box dessa coleção mas confesso que ainda não li, as vezes ficou louca de vontade para começar mas uma coisa ou outra acaba adiando esse leitura. Mas agora fiquei mais anciosa ainda para ler ele. Valeu pela dica e parabéns pá ótima resenha. Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu já tinha até esquecido dessa trilogia? kk É impressionante como os autores suecos conseguem criar tramas tão impactantes, não é mesmo?! Os Homens que não Amavam as Mulheres parece ser realmente interessante, espero que o livro traga essa mesma sensação para mim, fiquei empolgada!! (:
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Katrine,
    Já conhecia esse livro de nome e apesar de achar o enredo interessante, não é algo que eu leria no momento.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah eu estou louca para ler estes livros, alguém me dá?? Rsrs'
    Adorei sua resenha, só me deixou com mais vontade de ler ainda... tenho que aproveitar uma promo no Sub deles :)
    Beijos.. parabéns ^-^

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tenho esse livro, mas uma amiga minha que tem AMOU!!! Vi o filme e gostei.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro mas sua resenha aumentou minha curiosidade. Confesso que esse não é o meu estilo de livros, mas, eu fiquei um tanto quanto curioso.
    *Seguindo o seu blog* passa lá no meu e me segue de volta, aproveita pra ler alguma resenha e dizer como está o meu blog.
    Lucca Queiroz aqui.

    http://palavrastoxicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler este livro, já ouvi muitas e muitas críticas boas e já cansaram de me indicar. O filme também parece ser bom, mas prefiro ler o livro antes! Ótima resenha!

    Abraços, Anderson Vidal
    Hooked for Books

    ResponderExcluir
  10. Hmmm... Agora estou ansioso. O livro, pelo sua resenha, parece mesmo incrível! Já está na minha lista.

    Visite o meu blog: http://mondarikc.blogspot.com.br/ Ele estava fechado para reforma, mas agora já está de volta e com um Layout incrível!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Katrine!
    Como havia dito antes, eu preciso tanto ler o livro quanto assistir ao filme.
    Vou ter um treco! rs

    Obrigada pelo seu comentário lá no Sook! ^^
    Tem postagem nova por lá...

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu quero ler esse livro, acho que vou gostar porque adoro histórias que envolvem mistérios e tal.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  13. Oi, esse livro esta na minha lista de leitura! Uma vez comecei a assistir o filme - por coincidência - mas estava pela metade, nem teria graça pois gosto de ler o livro primeiro e depois assistir o filme.

    Beijos

    Líbia - Descobri nas Entrelinhas

    ResponderExcluir
  14. Oi, estou seguindo o seu blog. Peço que assim q vc puder retribua no meu blog: http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Katrine!
    Mais um ótima resenha sobre Millennium,ele está em minha lista de leitura com certeza.

    Bjos
    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Katrine!
    Sem palavras em relação a sua resenha. Assisti a adaptação cinematográfica e simplesmente fiquei apaixonada. O livro deve ser melhor ainda, sua resenha me deixou mega curiosa. Preciso lê-lo urgentemente.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  17. Oie Katrine
    o livro é realmente tudo isso que você falou rs
    eu adorei a trilogia, li assim que lançou, e acho que não conseguiria fazer uma resenha descrevendo tudo o que senti durante a leitura, e o que ela representou para mim.
    bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Sempre tive vontade de ler essa trilogia
    Por isso não assisti o filme ainda!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oláa!! Nossa, adorei a sua postagem!! Deve dar trabalho ter um blog sobre livros!! Adorei mesmo!! Aliás, que blog lindoo!!
    Seguindo aqui, super agradeço se você retribuir no meu! :D
    Bjs e parabéns pelo blog!
    http://amoreoxigenio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho vontade de ler essa série, por todos simplesmente despejarem elogios! "O livro é incrível, fenomenal, brilhante, cativante, magnífico, maravilhoso [...] não existe adjetivos suficientes para mostrar o amor que sinto em relação a esse livro"
    Precisa mais? rs
    Pena que o autor já morreu, né? :/
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Sou louco para ter toda essa série entre meus livros e de matar minha enorme curiosidade lendo-a! rs
    Acredito que esse livro seja maravilhoso mesmo. Só leio elogios e acredito que não me decepcionarei.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, conhecendo o blog hoje e adorei :D.
    Começando pelo título, já acho que esse livro deve ser O LIVRO. Então, estou aqui muito louca para comprá-lo e sua resenha só aumentou isso. Gostei muito do tema e a forma como você delineou os personagens!
    Foi bom conhecer um pouco mais sobre esse livro.
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  23. Tenho curiosidade para ver o filme, todos dizem que é ótimo.

    ResponderExcluir
  24. Já li esse livro e é MARAVILHOSO!!! Vi os filmes da versão sueca e a da versão americana e são igualmente bons, estou bastante curiosa para ler os outros dois livros da série :)
    Adorei o novo visual do blog!!

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Ká! Tudo bem?
    Tenho a trilogia, mas ainda não li nenhum, acredita? Adoro romances policiais, e já assisti à adaptação sueca, e amei!!!! Com certeza tentarei encaixar nas minhas leituras ;)
    Sua resenha ficou ótima e posso dizer que só me deixou ainda com mais vontade de pegar o livro agora!
    Obrigada pela visita e comentário :)
    Tem post novo no blog: Resenha - Na Passarela
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei muito do filme, e imagino só como o livro dever ser ótimo.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Katri!
    Primeiramente devo dizer que a sua resenha está maravilhosa, você possui recursos coesivos interessantes e que tornam a sua escrita única e cativante. Este livro parece-me ser muito bom, entretanto, tenho receio pelo número excessivo de páginas. Livros como este intrigam o leitor e são densos em demasia, enfim, espero poder lê-lo em breve e gostar tanto quanto você.

    Um beijo, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir