11 setembro 2015

Resenha: A Aposta - Vanessa Bosso


Autora: Vanessa Bosso. 
Editora: Novo Conceito. 
Páginas: 275. 
Classificação: 5/5. 

A Aposta - Uma viagem de formatura. Uma aposta perigosa. Lex, o galinha do colégio, terá apenas sete dias para derreter o congelado coração de Nina, a garota que odeia quem use cuecas. Nina enlouquece quando descobre sobre a grande aposta do ano. E agora ela quer sangue: o sangue de Lex. Em meio a chantagens, intrigas, vinganças, diálogos ácidos, aventuras, romance e momentos hilários, as páginas desse livro entrarão em combustão espontânea. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo de sedução está prestes a começar. 

Não consegui nem esperar para tirar fotos e editá-las, a ansiedade de contar para você essa resenha foi acima do limite, antes de iniciar quero dizer que estou encantada, apaixonada, maravilhada (...) todos os outros adjetivos positivos sobre esse livro que existem talvez ainda não fosse o suficiente.  

A Aposta irá contar a história maravilhosa de Nina Lex. Nina é uma garota que teve uma grande decepção amorosa e ficou traumatizada, atualmente ela é bem durona e odeia todos que usam cuecas, o mais próximo que chega deles é para dar algumas bofetadas. Lex é o garoto inteligente, lindo e o pegador da escola. Falando em escola, na escola em que estudam, todos vivem a base de apostas, principalmente os garotos. Apostam grana alta. E é por aí que toda a história começa. 

Lex cometeu alguns problemas e precisa de dinheiro, por isso os garotos apostam que ele deve ficar com Nina, porém a garota não gosta nada disso. Confusões ocorrem e novamente mais uma aposta, só que dessa vez quem aposta é a Nina, ela irá dar o dinheiro para Lex. Se Lex fizer com que ela se apaixone por ele. Lex não gosta nada disso, porém está sendo chantageando por uma das Kibis (um trio de patricinhas nojento) e acaba tendo que aceitar a aposta pelo seu próprio bem. 


Adivinhem onde ocorrerá a aposta? Em uma ilha maravilhosa, na viagem de formatura do terceiro ano. Então: praia, sol, romances, festas, confusões e diversões não irão faltar.  

Como eu disse logo no início da resenha, A Aposta é um livro maravilhoso. Eu li a história em uma tacada só, sem pausas. Os personagens são maravilhosos, além do casal é óbvio que existem os personagens secundários, melhores amigos, irmãos (...) todos tão bem construídos que eu fiquei com vontade de traze-los para a vida real e me tornar amiga de todos. Nina é o máximo, mesmo sendo durona, nós conhecemos vários lados da protagonista e é impossível não gostar dela. Lex é puro amor, não consigo definir o que eu senti por ele, mas ele é encantador (senhor Lex, saia logo desse livro e venha para a vida real, obrigada)! 

Mas, sabem algo que realmente mudou a leitura para mim? Foi a narradora. O livro é contado em terceira pessoa e temos uma narradora incomum, nunca li nenhum outro livro assim, ela simplesmente, além de contar os acontecimentos, ela opina muito, detalha coisas que ela considera importante, tem pequenos ataques em situações onde vê que vai ocorrer coisas ruins ou muito boas, enfim, ela é uma bisbilhoteira e conversa muito com o leitor. Eu amei isso!  

A história tem um ou outro clichê, mas isso não importa, o tamanho de surpresas que eu tive superou tudo. O romance (?) não é nada meloso, na verdade, quase não tem nada meloso nesse livro, mas sim muita diversão e confusão. 

O livro não é muito adolescente, tem ações adolescentes, mas no todo, ele é mais adulto. A autora ganhou meu coração, e eu que  muito ler A Aposta 2!! Esperando ansiosamente. 
A Novo Conceito fez um ótimo trabalho, como sempre.  

5 comentários:

  1. Não conhecia o livro, assim que li a sinopse pensei que fosse um livro adolescente cheio de clichês, que bom que não é assim, livros com temática adolescente não fazem muito o meu estilo.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  2. Não esperava muito desse livro, mas tua resenha me deixou bem curiosa pela história, também não sabia que ele teria uma continuação.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  3. Acho que vou ler esse livro por causa da parceria, mas mesmo se não fosse por isso eu leria. Achei a premissa interessante, já que adoro um clichê! hahaha

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Katrine! Tudo bem? "A Aposta" não é tem muito a minha vibe, mas como essa é a primeira resenha que leio do livro e ela está super positiva, fiquei curiosa! Algo que me deixou interessada para conferir é o esquema da narradora que opina, não me lembro de ter lido algo assim, mas também acho super diferente essa interação que pode render algo bom. A dica está anotada! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Estou nas páginas finais do livro e tenho a mesma opinião que você!
    A narradora é um caso novo pra mim também, é demais.
    E a NC ainda teve a atitude fofa de mandar o livro autografado, né <3 <3

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir