20 maio 2012

Resenha: O ladrão de Raios

Percy Jackson e o Ladrão de Raios 
Autor:  Rick Riordan
ISBN: 9788598078397
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2008
Páginas: 400
Classificação: 5/5

O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
O livro conta a história de um garoto problemático, chamado Perseu Jackson, mais conhecido como Percy. Esse livro me lembra muito Harry Potter, muitos até dizem que é um plágio, eu discordo. Acredito que o autor possa ter se inspirado em J.K mas não à copiou. O interessante desse livro é que ele lida com a Mitologia de uma forma leve e descontraída. Acreditem, aprendi mais sobre mitologia lendo os livros da coleção do que nas aulas de história.
O autor escreve bem, e uma linguagem bem limpa e clara, quando começamos a ler o livro nos focamos e acabamos lendo de forma rápida, deixando o livro de 400 páginas pequeno.
Os personagens são bem legais, mas o que me irrita é que na versão cinema estragaram com a saga. Onde já se viu um garoto de 11 anos ter cara de 18? É amigos, Percy tem apenas 11 anos em seu primeiro livro. Sem contar nas características dos personagens, e na forma como retiraram tudo de bom e legal do livro, deixando o filme meio estranho, digo isso porque só notei a falta de informações quando li o primeiro livro da coleção. Mas como estou aqui para questionar o livro, digo que foi muito bem feito e bem elaborado. Gosto bastante desse volume.


EXTRAS: Lendo alguns comentários notei como as pessoas defendem que não existe plágio entre os dois livros (H.P e P.J) e estou aqui para dizer que tambem concordo com voces, e resolvi pegar uma resposta de um comentário ao qual respondi para explicar melhor, acredito que vocês possam não ter me compreendido bem, e realmente, ficou meio confuso a parte do plágio:
"Como eu disse, acredito que não existe plágio entre os dois, eles só usaram a criatividade e a fantasia, e cada um fez SUA história brilhante. Pode até ser que alguma características sejam parecidas, mas se for parar para ler, muitos livros tem algo parecido um com o outro, é assim que funciona. E o livro não me lembra H.P nessa forma de 'plágio' mas sim, na vida dos garotos, ambos diferentes, com ótimos amigos e um lugar diferente que chamam de lar, mas não significa que sejam iguais. E isso é bom, nos mostra como ser diferente tem seu lado divertido e como ter amigos ajuda em nossas situações ;)"
                                                                                                           - A Garota do Livro
Beijos, não se esqueçam de mandar as fotos de sua estante de livros.
Mais informações:Mostre sua Estante

9 comentários:

  1. ooi flor , muito obrigada pelo carinho *-*
    Adorei seus blog , seguindo aqui beijoos
    ---> www.clarinha-piink.blogspot.com
    ---> www.youtube.com/user/BlogClarinhaPink/videos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarinha, eu que tenho que agradecer pelo seu carinho com o meu blog, muito obrigada viu? Tens livros favoritos? que tal tirar uma foto deles e mandar para o e-mail do blog? Ficaria feliz em postar aqui com sua permissão, é claro. Pense com carinho viu?
      beeeijos =*

      Excluir
  2. Oi, eu vi seu comentário no meu blog, muito obrigada por passar lá e or comentar também. Então, sobre Percy Jackson, eu AMO essa saga de paixão, sobre a história do plágio, eu não consigo concordar, e o autor também não se inspirou na J.K. Eles apenas usaram a mesma fórmula (http://pt.wikipedia.org/wiki/Monomito) que já era usada há muito tempo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente boa a série, e eu concordo com voce, não acredito que tenham existidos plágios, nossa que legal eles terem usado essa formula, agradecemos a ela também então, hauhsua.
      Beijos, obrigada pelo carinho,e mostre seus livros ou estante para o blog, envie as fotos para o e-mail do blog, e postaremos aqui com o maior prazer.

      Excluir
  3. Adoro Percy Jackson! Tenho a coleção inteira, são meus livros preferidos. O jeito como Rick Riordan relatou toda a história vivida por Percy, Grover, Anabeth, etc é brilhante! Não acho que seja plágio, as duas histórias são sagas de sucesso, mas cada personagem tem seu jeito, as histórias tem suas características marcantes, portanto não é plágio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu queria a coleção, mas infelizmente não tenho, a parte boa é que já li todos os livros e gostei muito.
      Como eu disse, acredito que não existe plágio entre os dois, eles só usaram a criatividade e a fantasia, e cada um fez SUA história brilhante. Pode até ser que alguma características sejam parecidas, mas se for parar para ler, muitos livros tem algo parecido com outro, é assim que funciona. E o livro não me lembra H.P nessa forma de 'plágio' mas sim, na vida dos garotos, ambos diferentes, com ótimos amigos e um lugar diferente que chamam de lar, mas não significa que sejam iguais. E isso é bom, nos mostra como ser diferente tem seu lado divertido e como ter amigos ajuda em nossas situações ;)
      Adorei ver você aqui, volte sempre ;)

      Excluir
  4. Uma das sagas que eu mais gostei de ler foi essa, Percy. Sempre gostei de mitologia e esse livro foi o que mais me encantou nesse quesito. É uma historia totalmente criativa e nova, me despertou totalmente o interesse e quando vi já tinha lido todos os livros e fiquei com vontade de mais.

    Adorei a sua resenha, mostra muito bem o seu ponto de vista sobre o livro que é muito parecido com o meu, e em questão do plágio, não existe isso.

    Já o filme ficou muito fraquinho, eu não gostei, e estão fazendo a continuação, espero que melhoem a franquia, era para ser um filme no mesmo estilo que Herry e Crepusculo, mas não souberam fazer um roteiro que prestassem.

    Bjkas
    Marina - Leituras e Afins -
    http://afinsdaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir