14 julho 2015

Resenha: Vango - Entre o Céu e a Terra

http://fluffy.com.br/
Autor: Timothée de Fombelle 
Editora: Melhoramentos 
Páginas: 360 
Classificação: 4/5   

"Vango - Entre o Céu e a Terra - Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler." 

Tudo começa quando Vango, um jovem de apenas 19 anos,  no dia de sua ordenação a padre começa a ser perseguido pela polícia e um atirador profissional, mesmo não sabendo o que aconteceu, o jovem foge. Logo adiante, ele descobre que seu grande amigo e defensor, padre Jean foi assassinado e ele é o principal suspeito. A partir disso vamos acompanhar a fuga de Vango por muitos lugares e também descobrir muitas coisas sobre Vango (coisas que ele também não sabia) porque sua vida é um mistério completo. 
http://www.mademoisellelovesbooks.com/
Vango - Entre o Céu e a Terra é um livro surpreendente e diferente.  Repleto de mistérios e surpresas, Timothée de Fombelle escreveu um livro que prende o leitor do início ao fim, uma leitura densa, complexa e repleta de detalhes históricos, Vango é um livro que nos transporta para o período entre-guerras de maneira simples e diferente. 

O protagonista, Vango, é um menino "incógnita". Ele foi encontrado junto com sua babá, quando tinha aproximadamente três anos de idade. Cresceu livre na ilha, um garoto que não tem uma língua própria (ele é poliglota), ele não sabe de seu passado, muito menos sobre seus pais, sua babá nunca o contou nada. Vango sempre sofreu perseguições por onde for que tenha passado. Por isso que eu disse logo acima, que nesse livro não vamos apenas acompanhar a fuga do garoto, vamos, juntamente com ele, tentar desvendar os mistérios que cercam sua vida, quem são seus pais e principalmente, quem ele é. 

A diagramação do livro é linda, nunca li nada com tanto capricho! As páginas são amareladas, facilitando muito a leitura, a fonte das palavras é uma espécie de bordô, é a coisa mais linda!! O livro é repleto de mapas e imagens históricas, para complementar muitas cenas. Os detalhes são pequenos e também não encontrei erros de ortografia , o livro realmente é muito bem feito.  

Eu indico esse livro para os amantes de história, mistério e ação!  

6 comentários:

  1. Oi, Katrine!! Não conhecia esse livro e agora tenho visto muito sobre ele. A premissa parece interessante e fui conquistada ao saber que se trata de um mistério. Adorei a resenha.

    Ah, no meu post da TBR, você perguntou da capa de Quem é Você, Alaska? e aquela capa é de uma das edições especiais que a Martins Fontes lançou há algum tempo (:

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Depois dessa resenha algo ficou ecoando na minha mente: preciso ler, preciso ler! kk
    Amo história <3
    Sério, preciso desse livro!

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  3. Fiquei encantada Katrine!! Já entrou para a minha imensa listinha de livros <3

    Beijãooo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Katrine! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas depois da sua resenha já fui adicioná-lo no skoob! Acho bacana esse clima de mistério, mas o que me ganhou na sinopse foi a ambientação no período entre guerras. Tramas aliadas a fatos históricos são sempre bem vindas na minha estante, além disso, saber que o livro possui adicionais como os mapas me deixou ainda mais animada (livros como mapa nunca decepcionam! haha). A dica está anotada! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A história é bem legal...pra saber "quem é Vango" na realidade. Mas te falar, começo ler livro e durmo...ai que demoro dias, meses pra ler um e acabo desistindo.
    Mas gostei.

    Bjim...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
  6. Oi, Katrine.
    Puxa, que livro sensacional!
    Me interessei na hora.
    Você o descreveu muito bem.
    Está na lista de desejos.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir