20 julho 2012

Resenha: O Último Olimpiano

Nome: O último Olimpiano - Percy Jackson #5
Autor: Rick Riordan
Editora: Intríseca
Classificação: 5/5


Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho. 



O último livro da série chegou e junto com ele vários sentimentos.


As always.

Percy Jackson, o garoto meio-sangue, filho do incrível Poseidon, Deus dos mares, inicia o livro lutando para defender toda a Terra do poderoso Cronos, senhor dos Titãs.

É justamente nesse livro que somos apresentados a diversos outros deuses, inclusive Héstia que teve um papel muito importante no desfecho da história. 
Nesse volume, em todos os capítulos, Percy -agora com dezesseis anos- tem algo a enfrentar, seja o poderoso Cronos ou ajudar todo o acampamento para a guerra, que vai se localizar na grande Nova York e é claro bem perto do Monte Olimpo. 

Acho que de todos os livros da saga, esse foi o meu favorito, não por ser o último, mas sim porque ele foi o mais tumultuado, eles sempre estavam enfrentando algo, lutando, protegendo, preparando missões e liderando, o livro foi totalmente cheiro de confrontos e tudo deixou claro o grande talento que Rick Riordan tem e a proporção de seus livros.



Desvendamos a profecia e nos deparamos com algo - que eu não posso contar, senão gerará spoilers - incrível, quando soube de quem se tratava  todo a profecia tive que ler mais de três vezes para a ficha cair. 
Como todos os últimos livros de séries -ou a maioria deles - descobrimos como fica todos os personagens do livro, e desde os do primeiro livro ao último, terão um papel importante e são lembrados pelo autor, o que foi ótimo. E o desfecho da história é clichê, mas acredito que se tivesse terminado de outra forma, talves não fosse tão bom assim. Também têm a criação de uma nova profecia, ou seja, tem muitas outras aventuras para lermos, talvés seja em outros livros do autor.


It's great.


A forma com Rick Riodan entende de mitologia grega é impressionante, ele sabe de tudo e ainda põe de uma forma que todos que lerem entenderão e aprenderão.
É impossível dizer que não gosta da forma que o autor escreve, tão leve e limpa, deixa a leitura rápida e gostosa, é um enorme prazer ler um livro do tio Rick.

Foi triste sim, afinal, é o último livro que veremos Percy, Annabeth e Grover unidos, aprontando todas nas missões, mas tem um lado bom também, sabemos que tudo que queríamos foi mostrado, nada ficou escondido, todos os segredos revelados o que significada que foi um livro de ouro, um final perfeito. E caso desejamos continuar a ler sobre Percy, é só pegar a nova coleção que ele estará lá, nos esperando.
Não tenho palavras para falar do quanto gostei do livro e um pouco da tristeza por não ter mais aventuras para os três explorarem, mas é isso.


It can not end.

8 comentários:

  1. Eu tenho que ler a Percy Jackson ! Estou ficando agoniada de tanto livro que tenho para ler, mas um dia chego lá. Gostei muita da resenha, parabéns !

    http://devaneioselivros.blogspot.com.br
    @DevaneiosLivros
    Viviane de Andrade

    ResponderExcluir
  2. Eu já li toda essa série e sou totalmente Percabeth *-* amei a resenha, muito boa.
    Beijos

    http://pcliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse foi o meu livro preferido da série!!!!!!!
    Mas não fica triste não, ainda tem O herói perdido e O filho de Netuno!
    Já li O filho de Netuno e é muito bom!!!!
    Agora só ano que vem pra ler a marca de Atena :(

    beijos
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este, pra mim, é o melhor livro do Riordan até agora e, consequentemente, o mais magnífico da série!!
    Foram boas horas de diversão e aflição ao lado desses queridos personagens!
    E não fique triste...
    A história só fica melhor com o Spin-Off!
    Beijos!!
    Vini - Livros e Rabiscos
    (www.livroserabiscos.com)

    ResponderExcluir