18 agosto 2012

Resenha : Férias! - Marian Keyes

Nome: Férias!
Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Classificação: 5/5

Rachel Walsh tem 27 anos e a grande mágoa de calçar 40. Ela namora Luke Costello, um homem que usa calças de couro justas. E é amiga – pode-se mesmo dizer muy amiga – de drogas. Até que a sua vida vai para o Claustro – a versão irlandesa da Clínica Betty Ford. Ela fica uma fera. Afinal, não é magra o bastante para ser uma toxicômana, certo? Mas, olhando para o lado positivo das coisas, esses centros de reabilitação são cheios de banheiras de hidromassagem, academia e artistas semifissurados (ao menos ela assim ouviu dizer). De mais a mais, bem que já está mesmo na hora de tirar umas feriazinhas. Rachel encontra mais homens de meia-idade usando suéteres marrons e sessões de terapia em grupo do que poderia supor a sua vã filosofia. E o pior é que parecem esperar que ela entre no esquema! Mas quem quer abrir as janelas da alma, quando a vista está longe de ser espetacular? Cheia de dor-de-cotovelo (o nome do cotovelo é Luke), ela busca salvação em Chris, um Homem com um Passado. Um homem que pode dar mais trabalho do que vale… Rachel é levada da dependência química para o terreno desconhecido da maturidade, passando por uma ou duas histórias de amor, neste romance que é, a um tempo, comovente, forte e muito, muito engraçado.


Férias foi o segundo livro lançado de Marian Keyes, depois de Melancia - que eu não li - onde em cada livro ele conta com uma personagem principal, pertencente da família Walsh.

Rachel tem 27 anos e se acha alta demais. Mora em Nova York faz oito anos e divide um apartamento com sua melhor amiga Bright e namora com Luke Costello - amor, amor, amor. Rachel acha que sua vida é toda problemática, seu emprego é horrível e ela tenta se encaixar em NY. Ela, sua amiga e seu namorado são Irlandeses. 

Para se encaixar nessa cidade ela vive tomando comprimidos, usando algumas drogas e bebendo muito. Ela não sabe, mas virou uma toxicômana. 
Depois de uma dosagem muito forte de comprimidos - ela tinha que dormir mas não conseguia - acordou em um hospital, tendo que passar por uma lavagem estomacal. E então seus amigos decidem enviá-la para Irlanda, na casa de seus pais. Como se não pudesse ficar pior eles decidem interná-la em uma clínica - onde ela terrivelmente acha que tem spa junto -, perde seu emprego, o lugar onde mora e para seu desespero, Luke.

Na clínica ela passa por poucas e boas, faz amizade, inimizades, começa a paquerar Chris - um homem horrível, em minha opinião - mas jura que irá sair quando completar duas semanas, já que esta no contrato que não pode sair antes desse tempo. Mas como em todos os livros, a vida dela da uma reviravolta, ela não aceita que é toxicômana - mas obviamente aceitará - e ela fica os dois meses internada, e é onde tudo acontece.

Férias! foi o primeiro livro que eu li de Marian, todos falavam muito bem de sua escrita e seus livros e eu resolvi ler algum. 
Eu tenho que admitir que eu não esperava uma estória dessas, mas confesso que eu adorei. O livro é muito engraçado, como é contado em primeira pessoa, vemos tudo o que Rachel esta passando, seus pensamentos, suas opiniões e isso torna o livro hilário. Mas querendo ou não o assunto abordado na estória da Walsh é sério, muito sério. E acabamos vendo como é a realidade de pessoas assim. O livro não é só alegre, tem muitas partes de reflexão da vida dela que abalam o leitor.

O tempo todo eu achei realmente que ela estava lá por engano - houve um problema na estória, acharam que ela tinha escrito uma carta suicida antes de acordar no hospital e esse foi um dos motivos de terem mandado ela de volta para casa de seus pais - na cabeça dela, tudo fora um engano e eu me divertia lendo essa jornada. Mas quando chegou em um certo ponto da estória - quase no final - eu fiquei chocada, vimos Luke e Bright contando como ela era com eles e tudo mais, e foi horrível o que ela fazia com Luke. Eu comecei a perceber que na cabeça da garota tudo estava distorcido, e ela realmente notou isso e começou a mudar.

O livro é incrível, um chick-lit de primeira, agora eu sei o porque do amor que as pessoas sentem pela Keyes, e eu concordo com ele. Depois desse livro eu realmente preciso ler mais alguns, principalmente o que a personagem é Hellen - a irmã mais nova das cinco e a mais engraçada. 
Eu recomendo a leitura para todos, o livro dá uma reviravolta tão grande que vale a pena conferir. E o final? Você vai morrer de rir.
Read now.

31 comentários:

  1. Tenho dela Melancia, Cheio de Charme e agora comprei Férias, bom saber que não vou me arrepender da compra.

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gostei muito desse livro. Apesar o assunto ser delicado, a MK nos deixa super a vontade né?
    Eu tb to doida pelo livro que vai falar da Hellen. Eu sou fã dela, ela é hilária. No livro "Tem Alguém Aí", dedicado a Ana, ela está mais engraçada e impossível do que nunca e não vejo a hora do livro dedicado a ela ser lançado aqui no Brasil. Acho que lança mais pro final do ano. Ele já foi lançado nos EUA e o nome é "The Mystery of Mercy Close" pelo titulo imagino que tenha alguma coisa a ver com sua carreira como detetive rsrsrsrs

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham, adorei sua forma de escrever sobre algo sério e deixar tão leve.

      Excluir
  3. Eu adoro os livros da Marian, porque apesar de serem chick-lits eles passam uma mensagem! Não li esse ainda, mas pretendo ler logo!

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  4. Nunca li um livro dessa autora ):
    Fiquei até com vontade, depois da sua resenha.
    Estou te seguindo... Espero uma visita sua em meu blog também, rs
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi inúmeros comentários positivos em relação à M. Keyes, principalmente em relação ao livro Melancia (que quero muito leeeer!)
    Gostei da sua resenha, ela passa essa sensação de leveza e comédia que o livro aparenta ter;
    Parabéns!
    Sucesso com o blog, garota.
    Beijos,

    diasperfeitosparasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A minha mãe tem o livro Melancia! As capas dos livros dela são muito fofas. ♥ Adorei a resenha.

    Beijos,

    Lady leitura

    www.ladyleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu quero ler esse livro meio não querendo. Adorei Los Angeles e eguei na biblioteca um tempo depois Melancia. Decepção total. Acho as capas muito lindas, o que é um ponto positivo mesmo se os livros forem ruins. Tua resenha me deixou com vontade novamente de ler mais coisas da Marian!

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com
    {ah, segui aqui! ;D}

    ResponderExcluir
  8. ai tem muita vontade de ler os livros dessa autora, desde melancia a todos os outros rsrs
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostou mesmo dela, hein?! Eu adoro quando consigo me apaixonar assim por um livro! *-* Ei li um livro dela recentemente (Casório?!) e sinceramente não gostei! Mas vou dar uma chance para esse! (:

    Beijos,
    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adorei a resenha e tenho muita curiosidade de ler os livros da Marian,antes não tinha muitas expectativas a respeito dos livros dela,mas tenho mudado de idéia,muitas pessoas já falaram super bem,e chick-lits são bem legais ^^

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Não tinha idéia de que esse livro pudesse ser bom!!! Me surpreendi com a sua resenha!

    Tem meme pra vc lá no blog! :)

    Beijinho

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/08/memes-e-selinhos-8.html

    ResponderExcluir
  12. Nunca li um chick-lit, mas esse me interessou bastante! Quem sabe um dia eu leia ele...adorei a dica!^^
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ah, a Marian é demais né?! Não tem nem o que falar.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Nunca li nenhum livro da Marian Keyes, mas as resenhas são sempre positivas! Parabéns pela sua resenha e esse livro aparenta ser muito interessante, quem sabe um dia eu confira, hehe.
    Beijos.

    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Este livro é incrível mesmo, eu adoro tudo o que esta autora escreve, ela é diva. Leia Melancia também, é ótimo e você vai gostar.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha lido o enredo dessa história antes! Achei bem interessante! Achava que era algo completamente diferente.

    Gostei bastante! Beijos

    luenealves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Na verdade nunca li nada da Marian Keyes ainda, por isso tinha apenas uma vaga ideia do que poderia conter. Gostei! =)

      Excluir
  17. Achei o livro maravilhoso, principalmente pq me fez acreditar que ela era realmente inocente e que estava ali por engano, até que fui vendo os relatos de pessoas próximas a ela e fui percebendo que ela é quem distorcia tudo na cabeça dela, e que sim, ela era viciada. Adorei o livro, mas não cheguei a ler outros livros da autoraa.. Gostei da forma descontraída com que o livro terminou também.
    Beeijo :*

    ResponderExcluir