23 maio 2013

RESENHA: A ESPERANÇA - SUZANNE COLLINS


Nome: A Esperança.
Trilogia: Jogos vorazes #3.
Autora: Suzanne Collins.
Editora: Rocco.
Páginas:421.
Classificação: 4.5 – muito bom.

A jovem Katniss Everdeen sobreviveu aos mortais Hunger Games não apenas uma, mas duas vezes, e mesmo assim ela não tem descanso. Na verdade, os perigos parecem estar se agravando: o Presidente Snow declarou guerra contra Katniss, sua família, seus amigos, e todas as pessoas oprimidas do Distrito 12.

Essa resenha não terá  muitos spoiler, porque eu não li Em Chamas, e sim, podem me matar por ter pulado esse livro, mas eu consegui Jogos Vorazes e A Esperança juntos, não consegui esperar para surgir o segundo e li assim mesmo, antes devo anunciar que fiquei um pouco perdida em certas coisas no início do livro, mas eu li muitas resenhas e assisti diversos vídeos falando sobre o livro anterior e no próprio livro Katniss se lembrava de acontecimentos de Em Chamas, o que facilitou vários pontos da leitura.


Como na própria sinopse, Katniss escapou dos Jogos Vorazes duas vezes, mas após a seu segundo jogo, muitas coisas ruins ocorreram! O Distrito 12 foi bombardeado e todos os sobreviventes foram parar no Distrito 13, e é nesse distrito que muitas pessoas importantes vão armar diversos conflitos para derrubar a capital, e para matar o presidente Snow.

A Esperança é o livro que encerra a trilogia Jogos Vorazes – primeiro livro já foi adaptado para o cinema e o segundo irá ao ar ainda esse ano. Um livro totalmente caótico, mostra como a capital era injusta com todos os distritos e seus moradores [...] um livro difícil, Katniss passou por coisas terríveis, teve perdas terríveis, e foi incrível a forma como ela encarou tudo isso, de cabeça erguida e com foco em seus objetivos.

A escrita de Suzanne é impecável, ela consegue transmitir sentimentos com suas palavras. Eu devo admitir que gostei mais de Jogos Vorazes, mesmo assim A Esperança é um ótimo livro. Quando terminei de ler o livro fiquei “como assim, é esse o fim? Não, devo ter pulado alguma coisa” mas não, realmente era daquele modo o fim da trilogia, mas analisando os fatos ocorridos, comecei a gostar do fim do livro, não consegui imaginar em um outro fim, aquele foi ideal.

A diagramação é encantadora, os personagens continuam incríveis, e as cenas bem escritas. Eu recomendo a trilogia para todos, e sim, eu ainda quero ler o segundo livro!

5 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa eu sou apaixonado por essa série, acho que Suzanne conseguiu construir tudo perfeitamente sem precisar se esforçar demais, os personagens são tão reais que dá vontade de se tornar amigo deles, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a série, mas digo que esse não é o meu livro favorito dos três. Adoro os personagens e achei a crítica contida na história suuper construtiva, mas não gostei do fim da saga, esperava algo mais ... grandioso xDD
    Estou suuper ansiosa pelos filmes !!

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu ainda não cheguei nesse livro? Ai, me dá uma raiva, porque eu morro de vontade de terminar essa trilogia logo. :) Está aqui só me esperando.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é o meu favorito da trilogia, amei amei! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Kat vc é mesmo corajosa. Árabes pela leitura e resenha!!!!
    Eu pretendo fazer isso o qnt antes, estou me organizando para isso, mas enfim gostei da sua resenha.
    Bjos e ótima semana!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir