03 setembro 2013

Resenha + Vídeo: A Culpa é das Estrelas - John Green

Autor: John Green.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 288.
Gênero: Romance / Jovem adulto.

Nota: 5 / 5 <3

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. Skoob



Eu realmente sou a pessoa mais atrasada da blogosfera em questão de ler os livros no momento em que todos estão falando deles, sério! Após muitos meses eu finalmente li ACEDE - graças ao meu amor que me deu o livro de presente.

Acredito que todos saibam da história do livro, então vamos a um resumo bem pequeno. Hazel é uma adolescente que te câncer terminal, em um encontro com outros jovens que tem câncer, ela conhece Augustus – Gus – e eles rapidamente criam fortes sentimentos. Hazel tem um livro favorito e apresenta ao Gus, mas tem um pequeno problema com esse livro, o autor simplesmente terminou de escrever o livro em meio a uma frase e desaparece de todas as redes sociais e mídias. Deixando a história “incompleta”. Então os dois decidem ir atrás desse autor.

A Culpa é das Estrelas é um livro FANTÁSTICO! Eu nunca entendi realmente o porquê de todos os leitores amarem esse livro, então eu li e agora eu entendo o porquê que todos amam os livros do John Green, porque se todos os títulos dele forem parecidos com ACEDE, são todos maravilhosos!

Foto: Melina Souza.


Eu adorei a forma como o John criou a Hazel, ela é uma protagonista diferente das que eu costumo encontrar em livros, ela não faz nenhum “mimimi” porque causa da doença, ela enfrenta tudo de cabeça, e com muito humor. Parece que ela já aceitou o fato que não vai viver muito tempo e ela mesma se irrita quando as pessoas a olham de maneira estranha só porque ela anda com um cilindro de gás, ela não gosta que as pessoas sintam pena dela.
Já o Augustus, ele é um doce. É totalmente impossível não se apaixonar por ele, ele é perfeitinho sabe? Tem um coração gigante e faz de tudo para deixar as pessoas felizes. Não pensa nele e suas necessidades e sim nos outros. E acontecem coisas com ele que da vontade de socar a cara do John, porque “pelo amor de Deus tu foi fazer aquilo?” Sério, mas tudo bem, superamos.

Outra coisa que aconteceu comigo durante a leitura foi: lágrimas! Sim, muitas lágrimas. Não tenho costume de chorar lendo livros – acontece uma vez ou outra – mas esse, meu Deus! Eu enchi uma caixa d’água de tantas lágrimas. No começo eu ria alto com as tiragens do John, mas depois de alguns capítulos eu comecei a chorar, as cenas eram tão reais para mim que estava impossível não sentir nada, e perto do fim do livro eu mal conseguia ler as frases. Além de que sempre que eu me lembrava da história ou tentava contar para alguém, mais lágrimas apareciam. Mas não pensem que isso é ruim porque não é! O John escreve de maneira real, você para e pense: ei, isso realmente acontece. E talvez seja isso o emocional do livro, a realidade.

Fora isso o John escreve muito bem, de forma simples, ele tem um diferencial dos outros autores, eu ainda não consegui entender o que é diferente, mas que ele é isso com toda certeza!

Acho que deu para perceber que amei esse livro não é? Ele entrou para a lista dos meus favoritos e é com toda certeza que indico a todos, independente da idade ou gosto literário, leia talvez você tenha uma grande surpresa.



P.S: É com toda certeza do mundo que eu leria até a lista de comprar do John Green. 

12 comentários:

  1. Olá! Eu também adoro o livro e realmente o fato da Hazel não ser reclamona e depressiva é um fator essencial para a beleza da história!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Também AMEI esse livro quando li. Foi o único do John Green, e ja soube que os outros são ainda melhores! Não sei como é possível algo ser mais do que mais que perfeito! hahaha
    Nossa, com toda certeza eu leria até a lista de compras do John Green, uahsuahs
    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Achei você super fofa viu, eu não curti muito a leitura desse livro talvez por ter esperado tanto e quando cheguei lá não era aquilo tudo rs, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. todo mundo fala tão bem do livro, mas não me animei muito para ler, não é uma temática que me agrade muito, mas que bom que gostou

    Bjo
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  5. Ain *-*
    Quero muito ler esse livro, e conhece a escrita do John <3
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  6. Oi Katrine,
    Gostei do livro, mas não achei essa maravilha que todos falam, mas leitura é assim mesmo, nos envolve de formas diferentes, né?!

    Estou seguindo seu blog e me inscrevi no canal, muito bom.
    beijo

    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai flor Eu tmbm não costumo ler os livros no seu auge, mas ACEDE tive que ler.
    Ele me ganhou logo de cara e fiquei encantada, assim como vc, pela escrita do John e pelas belas palavras que compõem esse livro extraordinário.
    Personagens humanizados, carismáticos e que fixam na nossa mente de tal maneira que é quase impossível não amá-los neh?
    Fico contente que vc tmbm tenha curtido... Bjokas querida

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  8. ACEDE e muito amor!
    É um dos meus livros favoritos e uma das melhores leituras do ano de 2012!
    Ainda não li mais nada do John Green, mas pretendo ler seus outros livros em breve e ver se ele se torna um dos meus autores favoritos - não só com ACEDE.

    Eu só chorei perto do final e quando terminei a leitura, fiquei com uma ressaca literária daquelas...

    E agora, esperemos o filme! \o/

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  9. Adoro romances, principalmente os trágicos. Geralmente eu gosto mais dos clássicos, mas ouço tanto desse livro que acho que vou ler.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. ótimo saber sua opinião sobre esse livro, todos falam mega bem.
    Qnd tiver oportunidade vou leu.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. eu to lendo, e até agora não soltei uma lagrima ao contrário só ri, não dei nem um aperto no coração =/ meu coração deve ser de pedra népossível. Eu me incomodei com as gírias não que eu nunca tenha visto mais ele coloca muiiiitas gírias, e tenho que descordar de você acho que ela as vezes sim não aceita de fato oque esta acontecendo, bem pelo menos eu acho isso,quando leio alguns pensamentos dela, adorei a resenha e curta e direta *-*

    ResponderExcluir
  12. Oi adorei sua resenha....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir