13 outubro 2015

Resenha: Fragmentados - Neal Shusterman

http://newromantic.net/
Nome: Fragmentados 
Autor: Neal Shusterman 
Editora: Novo Conceito 
Gênero: Distopia 
Páginas: 320 
Classificação: 5/5 

Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentariaUnidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.

"As autoridades transformaram a coisa toda em uma arte." 

Após uma Guerra Civil conhecida como Guerra de Heartland a Lei da Vida surgiu, essa nova lei diz que uma criança é protegida até completar seus 13 anos. Entre os 13 anos aos 17 anos, os pais  tem o poder de decidir se querem seu filho ou não, caso não queiram mais, basta assinar alguns papéis e então a criança é levada para a fragmentação. Simples. 

Fragmentação é um processo cruel que o governo faz e a sociedade acha comum. Quando um jovem é enviado para a fragmentação seu corpo será avaliado e então conforme apareça necessidades ela será fragmentado, ou seja, desmembrado. O governo faz a sociedade acreditar que esse fragmentário continua vivo, afinal, partes de seu corpo está em outro ser humano.  

Nessa incrível distopia escrita por Neal Shusterman somos apresentados a ConnorRisa LevConnor é um garoto de dezessete anos que descobre ao acaso que seus pais assinaram os papéis para ele ser fragmentado.  Ele obviamente foge na esperança de tentar salvar sua vida. Nessa fuga seus caminhos encontram com os de Risa, uma garota de quinze anos, pianista que é tutelada pelo governo, e assim como ele, foi enviada para a fragmentação e está fugindo antes de ser recolhida. E ambos encontram ao acaso com Lev, um garoto que leva a fragmentação como uma dádiva de Deus, ele acredita que é um dízimo e está tranquilo a respeito, mas após algumas confusões os três, juntos, fogem na esperança de terem suas vidas salvas até cada um completar dezoito anos. 


‘‘Só porque a lei diz, não significa que é verdade.’’ 

Fragmentados é um livro diferente e completamente surpreendente. Assim como muitas distopias, ele traz problemas sérios que podem ser discutidos, mas ele ainda é diferente de muitas distopias, a maioria delas trata de problemas onde a sociedade vive uma geração mais avançada, enquanto esse livro não, é exatamente onde encontramos a nossa geração. Os problemas como a fragmentação podem ser assemelhados a doação de órgãos que ocorre atualmente, porém imaginem se as pessoas não doassem eles? O que o governo iria fazer com as pessoas que necessitam? E se inventassem algo como a fragmentação? Entendem? O livro aborda muitos temas que poderiam facilmente acontecer no mundo agora. É assustador, mas possível. 

A escrita do autor é incrível, com agilidade e ao mesmo tempo criatividade, sua escrita prende o leitor do inicio ao fim, a leitura instigante te faz querer saber o que irá acontecer e como tudo irá terminar.  
A criação dos personagens foram ótimas, confesso que Lev me irritou em muitas partes, mas depois ele foi incrível, adorei desde o começo Connor e Risa todos os personagens secundários foram muito bem criados!  

Eu recomendo essa leitura para todas as pessoas, um livro para jovens e adultos, que aborda assuntos ótimos e que devem ser pensados! Lembrando que esse é o primeiro livro de uma série então estou morrendo de curiosidade com a continuação, porque o livro terminou muito bem! 

11 comentários:

  1. A história é diferente, mas me lembra um pouco The 100.

    Beijos
    Ingrid Lemos Blog

    ResponderExcluir
  2. Oi ...
    Quando a NC lançou esse livro foi o maior comentário , eu mesma o comprei sem pestanejar rsrsrs , mas , acabou que dei para um amigo meu sem mesmo ter lido antes . Dá pra acreditar ?
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da História, bem interessante. Adoro histórias assim.
    www.charme-se.com

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro e também amei. Realmente o autor prende o leitor de um jeito que não dá para se livrar. E as personagens muito bem construídas... adorei.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Oi Katrine,
    Não me identifico com esse tipo de livro
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  6. Não é meu tipo de leitura, mas que resenha incrível. Super completa *-*

    Bjuuuuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Sou bem curiosa para ler esse livro! A capa é intrigante e a trama parece ser bastante envolvente. E eu amei os quotes que você selecionou! E saber que você gostou, que a leitura é ágil e nos instiga a pensar me deixou ainda mais curiosa!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Katrine! Já li Fragmentados e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Auuuunw, EU AMEI ESSA RESENHA. É TIPO: AI MEU DEUS, QUE LIVRO LOUCO.EU QUERO.


    Me deixou com uma vontade imensa de ler *____*



    Beeijão <3
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Caraca esse livro é louco demaaais!! O problema é que eu me empolgo lendo demais resenhas e sinopses assim, mas quando começo a ler sempre paro rápido :/

    Beijos,Love is Colorful

    ResponderExcluir
  11. Estou bem curiosa para ler esse livro e sua opinião só me deixou mais ansiosa. Vi o booktrailer e fiquei bem tensa. Com certeza essa série levanta temas importantes para reflexão e formação de opinião. Parabéns pela leitura e pela resenha!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir