26 novembro 2015

Cinco coisas: Como sobreviver na semana de provas


Oii gente, tudo bem com vocês? Acredito que a grande maioria aqui está em épocas de provas, sejam elas na escola ou na faculdade, as minhas acabaram ontem - graças a Deus! - e eu resolvi montar um post, um pouco atrasado, com cinco dicas para não pirar nessas semanas onde é prova atrás de prova, trabalhos, seminários (...) Vamos conferir? 
1- Não deixe nada para a última hora. 
Essa é a dica fundamental, não adianta deixar para estudar um dia antes da prova, ainda mais quando a quantidade de conteúdos é gigante. Eu sempre gosto de estudar uns cinco dias antes, assim no dia anterior da prova eu fico mais tranquila e ainda não preciso ficar trancada dentro do quarto o tempo inteiro para estudar. 
2- Pouca quantidade, mas com qualidade. 
Essa é uma dica que se encaixa muito na vida dos universitários, quando temos provas a quantidade de assuntos normalmente é absurda e quando pegamos os livros e apostilas nas mãos o desespero bate, muitas coisas e pouco tempo para estudar, por isso eu digo, não olhe a quantidade e muito menos tente estudar tudo de uma vez só, estude um pouco por dia, mais bem estudado, é melhor estudar pouco todos os dias e com grande qualidade do que pegar tudo de uma vez só e não saber quase nada. 
3- Exercícios sempre! 
Eu acho que esse item é o fundamental, muitos alunos se prendem apenas na teoria e esquecem de analisar pelo menos como tal conteúdo é aplicado em provas, para isso existem sites incríveis, inclusive indiquei alguns aqui, onde tu coloca o tema da tua prova e aparece infinitos exercícios para  resolver, sem contar que a grande maioria dos professores pegam questões prontas então é sempre bom realizar esses exercícios, sua prova vai ser provavelmente no mesmo estilo. Além de que é com o exercício que vemos se realmente aprendemos a matéria e fixamos o conteúdo! 
4- Vídeo aulas! 
Se a matéria não entra de jeito nenhum na tua cabecinha, abra o youtube, digite o conteúdo e tcharam: muitas vídeo aulas! Sério, muitas colegas minhas optam por assistir vídeos aulas antes das provas para realmente entenderem a matéria, afinal, em muitas aulas tu não vai ou nem sempre está com aquela atenção toda no professor, então relembrar os conteúdos por vídeo aula é divertido e muito eficiente! 
5- Durma bem 
Não adianta querer virar a madrugada estudando, mesmo que tu não tenha muito tempo, no dia seguinte o teu corpo vai estar exausto e teu cérebro ainda mais, então, mesmo que tenha que estudar durante a noite, tente dormir o suficiente para sobreviver no outro dia. 
Bem, essas foram as dicas, eu quero gravar um vídeo só com dicas de estudos, vestibular, faculdade (...) enfim, dicas que eu uso e funcionam comigo, mas para sobreviver nessas semanas de provas essas cinco dicas são bem válidas, espero que tenham gostado! 

Bloglovin

10 comentários:

  1. Eu me esforcei tanto nos dois primeiros trimestres que tô bem relaxada nesse último, o que fez a minha média cair um pouco, mas nada alarmante. A minha maior dificuldade é com seminários, eu simplesmente odeio. Gostei do post! =)

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Semana que vem estarei nesse sofrimento aí kk, gostei das dicas! Bem pensadas!
    Beijos!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  3. A dica de não deixar para última hora é a melhoooor, facilita até pra se concentrar porque não bate o desespero né haha Mas ainda bem que já estou de feriaaas ahah

    Beijoos, Ana Carolina
    www.simplesglamour.com.br
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Excelente post! Minhas provas (tanto de vestibular quanto de escola) estão quase acabando, mas uso todas as dicas que você deu e posso garantir que todas funcionam bastante!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  5. A segunda dica é melhor; um bom estudo diário elimina aquela correria no fim do ano ou período.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  6. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeei as dicas!!!
    Super preciso de todas haha
    Amo as dicas que você dá aqui!!
    Adorei o blog, já tô seguindo!!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  7. Graças a Deus já estou de fériasss, hahaha. Essas dicas são super válidas, já sigo todas. Só de prestar atenção nas aulas, corrigir os seus exercícios e sanar todas as dúvidas economiza um tempão de estudo em casa. O meu maior problema mesmo é a falta de atenção: por mais que eu leia mil vezes as questões da prova e revise muito bem todas as minhas respostas, bloqueio algumas palavras e sempre erro uma ou duas questões por causa disso. Vou aguardar o vídeo, Katrine! Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
  8. Nos tempos da escola eu era super encanada em estudar muito (mais nas vésperas das provas, o que não é aconselhável), mas na faculdade aprendi a assimilar os conteúdos, mais do que decorá-los!

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, nunca fui de me empenhar muito em estudar.
    http://fiinaldeoutubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Exercícios fazem toda diferença principalmente nas matérias com cálculos. É meio chato no incio, mas depois que pegamos o ritmo é só sucesso. Todas as dicas super válidas.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir